Avaliação de Pessoas

Avaliação Pessoal

A avaliação de pessoas permite determinar:

  • a adequação existente entre um indivíduo e as exigências atuais e futuras da sua função na organização.
  • o nível de equilíbrio do sujeito, ou seja o que pode se esperar de um colaborador em termos de contribuição sustentável.

É um procedimento efetivo para a seleção e o desenvolvimento dos colaboradores. Para conduzir os assessments a Moityca utiliza, e disponibiliza para seus clientes, instrumentos de Método Funcional desenvolvido na Universidade de Lausanne na Suíça por F. Gendre e all.

 

Como exemplos: 

O teste de personalidade L.A.B.E.L.®: (Lista de Adjetivos Bipolares e em Escalas de Likert) é o único instrumento de avaliação psicológica de Método Funcional que mede a maioria dos traços normais de personalidade em ambiente profissional. 

Foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em outubro de 2004.
 
De acordo com a Lei no. 4.119/62 o L.A.B.E.L.® é de uso privativo de psicólogos após fazer um curso sobre o Método Funcional e as principais teorias da PO&T, cujos resultados se encontram no L.A.B.E.L.®. O psicólogo que mostra um domínio suficiente do instrumento, é autorizado pelos autores da metodologia na Suiça e na Moityca a utilizar o teste. 
 
Comparado com qualquer outro instrumento psicológico este teste possui validade, fidedignidade e sensibilidade muito superiores. Constitui um 'pulo tecnológico' de mais de 70 anos na avaliação psicométrica: em destaque os índices de controle e a criação de escores absolutos, objetivos, em provas subjetivas! Fornecem informações pertinentes tanto para a seleção quanto para o desenvolvimento.
 
A utilização desta ferramenta permite que uma avaliação se torne o instrumento central do conhecimento, gerenciamento e desenvolvimento do Capital Humano nas empresas proporcionando resultados inalcançáveis com a utilização de outros métodos e que pode render, ao longo dos anos, literalmente milhões de reais.
 
Veja alguns depoimentos de 2012 de psicólogas que já utilizam o L.A.B.E.L.®

 
Em outros casos o teste COMPER poderá também ser utilizado como base de conhecimento do indivíduo para conduzir uma avaliação. Nele podem-se avaliar as competências e o lado "positivo" da personalidade dos respondentes e por isto se torna um instrumento de gerenciamento muito válido, acessível a qualquer gestor experiente com um mínimo de formação. SOCR@T-S permite medir praticamente as mesmas competências, sua interpretação é bem mais intuitiva, e fornece uma imagem verdadeira do indivíduo, depurada da influência da desejabilidade laboral.
 

Quando analisamos o desempenho dos colaboradores na maioria das funções, ele é influenciado por quatro grandes áreas:

  • A capacidade cognitiva, ou seja, pensar, resolver problemas, aprender, ter o conhecimento técnico, etc.  
  • A  capacidade de organizar,ou seja, planejar, definir prioridades, estruturar, etc.
  • A capacidade de relacionamento, ou seja, o que muitos chamam de "inteligência emocional" e a comunicação.
  • Finalmente, a última área, a mais subjetiva e difícil de ser medida: as atitudes, os interesses e as motivações.

Os instrumentos de Método Funcional auxiliam na seleção de colaboradores mais competentes e motivados fornecendo escores confiáveis, absolutos e padronizados em pelo menos três das áreas citadas acima! São os únicos instrumentos que evidenciam e medem a desejabilidade laboral e a falsificação das respostas que sempre acontece em RH quando existe um desafio (recrutamento ou promoção).

Moityca Eficiência Empresarial Ltda.

Estrada do Itajurú, nº566 - Itanhangá - RJ
Fone: +55 21 3215-6355
contato@moityca.com.br